Vencer através do esporte não é fácil. Trata-se de uma caminhada longa, complicada, que exige dedicação ao extremo, mas quando a vitória acontece, pode ter certeza que é uma das melhores sensações e que tudo vale a pena.
Moisés da Costa vem passando por uma etapa muito importante em sua carreira como remador. É o representante paraense masculino no projeto Nebar, promovido pela Confederação Brasileira de Remo. Nesta semana houve o primeiro camping de treinamento na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro.
Para a coordenação nacional, o objetivo é observar os remadores e a evolução dos mesmos desde o início do ano, quando o ranking nacional das categorias de base foi feito. Avaliações do fisioterapeuta e da nutricionista também são realizadas individualmente.
Desta maneira, um segundo passo nos trabalhos do Nebar para monitoramento e desenvolvimento dos remadores das categorias de base foi realizado. Para cada atleta que está no camping, a oportunidade de aprender novas ferramentas e desenvolver parte técnica e física dentro e fora da água. O Grupo segue trabalhando em dois turnos diários sob a supervisão dos treinadores dos núcleos estaduais e da coordenação nacional.
Moisés da Costa começou na modalidade devido a um amigo, há dois anos. Campeão estadual, afirma que a maior vitória de sua carreira foi no campeonato paraense, quando ganhou a prova quatro com o timoneiro sub23 ao lado de seus companheiros de clube. "Foi uma sensação ótima, remar e ganhar uma prova de uma categoria acima da minha", explica o remador.
Moisés espera tirar proveito de todo este aprendizado para para a realização de um sonho que é participar do Campeonato Brasileiro ainda este ano. "Fui pego de surpresa com a convocação, mas foi uma sensação muito boa. Pretendo usar esta oportunidade para aprender ainda mais e me aprimorar como atleta", explica o remador.
Texto: Diogo Puget
© Clube do Remo - Site Oficial do Rei da Amazônia. Desenvolvido por Duplla Comunicação